Musicalização Infantil

A música é extremamente importante e presente na vida de qualquer indivíduo, até mesmo antes do nascimento. Os sons, ritmos e pulsos fazem parte do cotidiano e devem ser explorados na educação infantil desde o berçário, pois a música transforma as crianças em indivíduos que usam os sons musicais, que fazem, criam e apreciam música, e finalmente se expandem por meio da música, auxiliando o desenvolvimento e aprimoramento da socialização, alfabetização, inteligência, capacidade inventiva, expressividade, coordenação motora e tato fino, percepção sonora, percepção espacial, raciocínio lógico e matemático, noção estética, entre outros.

Os objetivos centrais da educação musical englobam aspectos do desenvolvimento humano, como:

1. Desenvolvimento da manifestação artística e expressiva da criança

2. Desenvolvimento do sentido estético e ético

 3. Desenvolvimento da consciência social e coletiva/ética

4. Desenvolvimento da aptidão inventiva e criadora

5. Busca do equilíbrio emocional

6. Reconhecimento dos valores afetivos

A musicalização se inicia no lar, através de ferramentas como CD’s, DVD’s, canções, objetos, instrumentos, gravuras, entre outros. Na escola, a mesma deve ocorrer de maneira sutil dentro da rotina, através de músicas cantadas e tocadas, além de sons produzidos e observados no ambiente.

O foco é trabalhar o vínculo e o gosto pela música, bem como oferecer variedade musical, apresentando outros estilos e possibilidades, assegurando a qualidade dos mesmos e também preservando o direito de se expressar e  criticar. Recomenda-se que a teoria musical seja trabalhada mais tarde, entretanto, algumas palavras do vocabulário musical devem ser inseridas nas propostas que envolvem música para que a criança se aproprie destes termos.

Ao invés de dizermos que determinada voz ou som é grosso (a), devemos dizer que é GRAVE. No lugar de fino (a), AGUDO (A) e o meio termo é MÉDIO (A). Logo determinado som ou música não está alto ou baixo, e sim FORTE ou FRACO.

Nomeando corretamente, ampliamos o vocabulário das crianças e instigamos seu interesse pela música e até mesmo pela teoria, futuramente.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA MUSICALIZAÇÃO

1 – Construção de instrumentos musicais com sucatas e elementos como: feijão, arroz, metais, tampinhas, líquidos, cordas, linhas, etc.

2 – Roda de música

3 – Canções para marcar momentos na rotina como: acolhimento, sono, alimentação, escovação, hora da história, etc.

4 – Caixa surpresa com objetos que emitem sons diversos

5 – Observação de sons da natureza e presentes nos ambientes

6 – Projetos com músicas clássicas, eruditas, folclóricas, regionais, nacionais,  internacionais, tradicionais,  entre outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s