Alfabetização – Expectativas para o 1º ano

COMUNICAÇÃO ORAL

• Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas.

• Mostrar interesse por ouvir e expressar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.

• Recontar histórias de repetição e/ou acumulativas com base em narrações ou livros.

• Conhecer e recontar um repertório variado de textos literários, preservando os elementos da linguagem escrita.

 

Alfabetização LEITURA

• Ouvir com atenção textos lidos.

• Refletir sobre o sistema alfabético com base na leitura de nomes próprios, rótulos de produtos e outros materiais – listas, calendários, cantigas e títulos de histórias, por exemplo -, sendo capaz de se guiar pelo contexto, antecipar e verificar o que está escrito.

• Ler textos conhecidos de memória, como parlendas, adivinhas, quadrinhas e canções, de maneira a descobrir o que está escrito em diferentes trechos do texto, fazendo o ajuste do falado ao que está escrito e o uso do conhecimento que possuem sobre o sistema de escrita.

• Buscar e considerar indícios no texto que permitam verificar as antecipações realizadas para confirmar, corrigir, ajustar ou escolher entre várias possibilidades. • Confrontar ideias, opiniões e interpretações, comentando e recomendando leituras, entre outras possibilidades.

• Relacionar texto e imagem ao antecipar sentidos na leitura de quadrinhos, tirinhas e revistas de heróis.

• Inferir o conteúdo de um texto antes de fazer a leitura com base em título, imagens, diagramação e informações contidas na capa, contracapa ou índice (no caso de livros e revistas).

 

ESCRITA E PRODUÇÃO TEXTUAL

• Conhecer as representações das letras maiúsculas do alfabeto de imprensa e a ordem alfabética.

 • Escrever o próprio nome e utilizá-lo como referência para a escrita.

• Produzir texto de memória de acordo com sua hipótese de escrita.

 • Escrever usando a hipótese silábica, com ou sem valor sonoro convencional.

• Reescrever histórias conhecidas – ditando para o professor ou para os colegas e, quando possível, de próprio punho -, considerando as ideias principais do texto-fonte e algumas características da linguagem escrita.

• Produzir escritos de autoria (bilhetes, cartas, instrucionais).

(Baseadas nas expectativas de aprendizagem em Língua Portuguesa da rede municipal de São Paulo)

Anúncios

One thought on “Alfabetização – Expectativas para o 1º ano

  1. OLA CAROL,GOSTARIA DE LHE DAR PARABÉNS POR TER POSTADO ISSO,FICOU MUITO BOM E COM CERTEZA TERA UM SUCESSO BRILHANTE NA SUA CARREIRA,SOU MASSAGISTA CASO VC ESTEJA ESTRESSADA E QUEIRA,CONHECER A THAI MASSAGEM,ESTOU AO SEU DISPOR E DE SEUS AMIGOS DE PEDAGOGIA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s