Musicalização Infantil

A música é extremamente importante e presente na vida de qualquer indivíduo, até mesmo antes do nascimento. Os sons, ritmos e pulsos fazem parte do cotidiano e devem ser explorados na educação infantil desde o berçário, pois a música transforma as crianças em indivíduos que usam os sons musicais, que fazem, criam e apreciam música, e finalmente se expandem por meio da música, auxiliando o desenvolvimento e aprimoramento da socialização, alfabetização, inteligência, capacidade inventiva, expressividade, coordenação motora e tato fino, percepção sonora, percepção espacial, raciocínio lógico e matemático, noção estética, entre outros.

Os objetivos centrais da educação musical englobam aspectos do desenvolvimento humano, como:

1. Desenvolvimento da manifestação artística e expressiva da criança

2. Desenvolvimento do sentido estético e ético

 3. Desenvolvimento da consciência social e coletiva/ética

4. Desenvolvimento da aptidão inventiva e criadora

5. Busca do equilíbrio emocional

6. Reconhecimento dos valores afetivos

A musicalização se inicia no lar, através de ferramentas como CD’s, DVD’s, canções, objetos, instrumentos, gravuras, entre outros. Na escola, a mesma deve ocorrer de maneira sutil dentro da rotina, através de músicas cantadas e tocadas, além de sons produzidos e observados no ambiente.

O foco é trabalhar o vínculo e o gosto pela música, bem como oferecer variedade musical, apresentando outros estilos e possibilidades, assegurando a qualidade dos mesmos e também preservando o direito de se expressar e  criticar. Recomenda-se que a teoria musical seja trabalhada mais tarde, entretanto, algumas palavras do vocabulário musical devem ser inseridas nas propostas que envolvem música para que a criança se aproprie destes termos.

Ao invés de dizermos que determinada voz ou som é grosso (a), devemos dizer que é GRAVE. No lugar de fino (a), AGUDO (A) e o meio termo é MÉDIO (A). Logo determinado som ou música não está alto ou baixo, e sim FORTE ou FRACO.

Nomeando corretamente, ampliamos o vocabulário das crianças e instigamos seu interesse pela música e até mesmo pela teoria, futuramente.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA MUSICALIZAÇÃO

1 – Construção de instrumentos musicais com sucatas e elementos como: feijão, arroz, metais, tampinhas, líquidos, cordas, linhas, etc.

2 – Roda de música

3 – Canções para marcar momentos na rotina como: acolhimento, sono, alimentação, escovação, hora da história, etc.

4 – Caixa surpresa com objetos que emitem sons diversos

5 – Observação de sons da natureza e presentes nos ambientes

6 – Projetos com músicas clássicas, eruditas, folclóricas, regionais, nacionais,  internacionais, tradicionais,  entre outros.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s