Roda de Conversa

Conversa

A conversa é um dos métodos mais eficazes para socialização de qualquer indivíduo, pois acontece independente de fatores econômicos, físicos, biológicos, étnicos e denominacionais, e faz parte do cotidiano de todas as pessoas do mundo.Conversa não é palestra, mas muitas vezes nos ensina, nos leva a refletir profundamente sobre questões interiores e exteriores à nossa vida e tem o poder de nos fazer mudar pequenas e significativas atitudes. Conversa é leve e suave como a brisa, mas é capaz de causar impactos grandiosos. A conversa é o elemento primordial para o início de qualquer evento, atividade e relacionamento e é uma ferramenta poderosíssima para os formadores e educadores.Considero a “Roda de Conversa” uma atividade indispensável à rotina de qualquer sala de aula, pois contribui na interação entre professor e aluno e também no relacionamento entre os alunos e seus colegas de classe. Além da contribuição no fortalecimento / desenvolvimento dos relacionamentos, pode-se usar esta ferramenta para que o professor descubra o que e o quanto seus alunos sabem sobre determinados conteúdos, instigando-os a refletir, analisar, opinar sobre assuntos diversos que envolvem a rotina escolar e o mundo. A “Roda de Conversa” também é um meio para trabalhar valores como o respeito, aprender a ouvir e a falar na hora certa, estabelecimento de regras, cidadania e aceitação, e  aspectos importantes como: fala, postura e dicção.

O resultado da Roda de Conversa como atividade permanente é o aprimoramento e a formação contínua do aluno como um todo, instigando-o a cada conversa a tornar-se mais crítico, analítico, participativo e equilibrado.

Confira algumas dicas para organizar uma boa “Roda de Conversa”:

  • Comece com pequenas perguntas que permitam respostas curtas. A criança estará desenvolvendo a capacidade de esperar a vez para falar e ouvir o que o outro está falando.
  • Incentive a participação de todos , mas NUNCA force uma criança a falar.
  • Quando houver alguma situação sair do controle, interrompa o assunto e leve-os a refletir sobre o que aconteceu. Com isso, as crianças desenvolvem senso de justiça, certo e errado, ação e reação, causa e consequência, além de adquirirem mais responsabilidade por suas ações.
  • Inicie trabalhos, projetos e aulas com a Roda de Conversa.
  • Experimente também a “Leitura em Roda” para a classe, com imagens e informações interessantes, e no final faça um debate sobre o que foi lido.
About these ads

2 comentários sobre “Roda de Conversa

  1. Trabalho com roda de conversa e gosto muito
    por que é um método eficaz realmente quem
    não experimentou deve seguir este método
    excelente!!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s