Como trabalhar em Grupo em Sala de Aula

projeto_10_fotogrande

Trabalhar em grupo nem sempre é uma tarefa fácil. Tantas diferenças biológicas, físicas, químicas e tudo isso adicionado ao nosso estado psicológico e interesses pessoais podem transformar-se numa explosão de impulsividade, agressividade e confusão. Se para nós, adultos, essa missão parece impossível, imagine todos esses receios, impedimentos e interesses pessoais numa atividade que propoe o trabalho em grupo entre 30 crianças!

 “Coitado do professor! Vai ser uma bagunça! O que fazer para manter o controle e o equilíbrio em sala de aula garantindo um melhor aproveitamento e aprendizado?”

O artigo abaixo (disponível no acervo do site da Revista Nova Escola) responde a estes e outros questionamentos de curiosos e profissionais da área.

Espero que ajude tanto quanto me ajudou!

 

  

(Para ler o artigo é só clicar no link abaixo.)

 
2 thoughts on “Como trabalhar em Grupo em Sala de Aula

  1. Fiz um trabalho com 5 pessoas no grupo. Trabalho de faculdade. Teriamos que fazer um slide em grupo e um seminario individual atraves do slide.Niguem na minha sala tomou iniciativa. Fui pedi ajuda do grupo niguem sabia fazer o slide, uma garota do grupo ficou chatiada comigo. Eu peguei fiz o slide sozinha e ela ainda ficou chatiada comigo,cassuando de mim todo tempo. Na hora da apresentação ela falou na frente de todos que nunca mais iria fazer trabaalho no meu grupo junto comigo, isso me deixou nevosa e acabei que não apresentando direito. Não sei o que pensar me ajude.

    • Marcia,
      Lidar com pessoas e trabalhar em grupo é sempre um desafio. A “matéria” humana é imperfeita e inacabada, muda o tempo todo e ainda está suscetível a alterações físicas, biológicas, ambientais, emocionais e culturais. Na escola e no trabalho somos desafiados constantemente a trabalhar em grupo, justamente para aperfeiçoarmos, superarmos dificuldades e criarmos estratégias para que este relacionamento funcione, pois na vida ninguém consegue sucesso sozinho. E quem diz que consegue está mentindo e sendo orgulhoso, pois tudo envolve pessoas, vidas e exige relacionamento, empenho, divisão de tarefas e responsabilidades. Claro que existem aqueles que fazem acontecer e outros que simplesmente se encostam. Aqueles que arregassam as mangas e cumprem suas responsabilidades agora, no futuro terão mais oportunidades do que aqueles que deixam para os outros aquilo que deveriam fazer, e isso vai refletir no tipo de profissionais e pessoas que serão no futuro. Não fique chateada e nem se preocupe com comentários negativos daqueles que fogem de suas responsabilidades. Mas tente articular isso, através de uma conversa franca com esta garota. Mas se isso não mudar nada, faça a sua parte. Desculpe-se, procure outros parceiros ou continue cumprindo com as suas responsabilidades. A faculdade logo acaba e outra jornada vai se iniciar em sua vida, com outras pessoas, outros desafios, algumas frustrações e sem dúvida, muitas realizações.

Deixe um comentário

